top of page
  • Foto do escritorValdemar Vieira Dias

Entenda o que é Benchmarking e como esta prática pode melhorar os seus resultados em 2018


O termo é muito usado no seio dos profissionais desta área de conhecimento, Marketing. E Hoje é cada vez mais crescente o número de empreendedores /empresários no mundo, de modo geral e particular em Angola, apesar das inúmeras barreiras que esta classe vem encontrando por razões não desconhecidas como por exemplo: i) falta de credores que acreditem nos projectos ou nos próprios donos, ii) empreendedores que não vendem devidamente os seus projectos, iii) empreendedores que recebem os financiamentos e depois não aplicam para o que foi preconizado, iv) políticas não muito claras e pouco funcionais sobre os programas de créditos, dentre outros aspectos.


Apesar disto, nota-se na classe muito entusiasmo para a concretização dos seus projectos/negócios e sempre na busca incessante de qualidade e crescimento. Penso que se deve avançar, ultrapassar os obstáculos da melhor maneira possível e caminhar para o sucesso.


Entretanto, surge a necessidade de se definir o caminho a seguir e consequentemente algumas questões como i) que modelo base seguir? ii) que práticas aplicar? e iii) quais os parâmetros para atingir níveis de melhorias contantes?

Daí surge o Benchmarking uma prática que já é frequente no mercado angolano, no caso, por exemplo, dos sectores da Banca e Seguros.



Conceito de Benchmarking


É um processo que permite comparar produtos, serviços, práticas empresarias ou metodologias usadas pela concorrência. A pretensão é absorver características para elevar um nível superior operacional e/ou de gestão. O mesmo pode ser feito a partir de análise do mercado, interpretação de dados e estabelecimento de estratégias.

De um modo geral, cada empresa identifica os próprios factores de impacto em sua performance e estabelece critérios e indicadores para cada factor a partir da pesquisa de mercado realizada. Esses critérios, então, serviriam de benchmark ou referência a ser utilizada pela equipa de trabalho durante o desenvolvimento de iniciativas.



Tipos de Benchmarking


Benchmarking Interno: Visa as melhores práticas para serem adoptadas dentro da própria empresa. Ocorre por exemplo entre filiais, direcções ou departamentos.


Benchmarking Competitivo: Procura fazer uma análise detalhada das práticas de seus concorrentes a fim de superá-las. Aqui o grande desafio é que, normalmente, as empresas, essencialmente as angolanas, não têm o hábito de divulgar os seus segredos de sucesso.


Benchmarking Funcional: Neste o foco é o processo de trabalho entre as diferentes empresas, mesmo que sejam organizações de sectores diferentes;


Benchmarking de Cooperação: Ocorre quando duas empresas formam uma parceria e compartilham os seus segredos de processos uma com a outra. Outro caso é quando uma empresa “modelo” compartilha suas informações de processos para o aprendizado de outra.



Vantagens e Desvantagens


Como vantagens temos:

  • Melhoria no conhecimento que a empresa tem de si mesma

  • Desenvolvimento de técnicas e procedimentos para alcançar reconhecimento no mercado

  • Motivação da equipa de trabalho

  • Redução de custos de processos

  • Aumento da produtividade e do lucro


E desvantagens:

  • Cópia integral de estratégias de outra empresa. O entendimento aqui é a especificidade de cada empresa, ou seja, cada possui um fluxo de funcionamento próprio. Logo, o benchmarking deve ser pormenorizadamente estudado e adequado a cada uma

  • Perca de identidade. Acontece quando existe um exagerado foco na concorrência pondo de lado os factores marcantes do negócio



Implantado o Benchmarking


  1. Faça uma análise e avalie minuciosamente os processos e práticas internas da empresa. Pratique o lema “entender o que somos para que possamos melhorar”

  2. Identifique as grandes empresas que fazem parte do mesmo sector

  3. Estabeleça estratégias de colecta de dados para definir como os segredos das grandes organizações podem funcionar para sua empresa

  4. Análise o mercado para conhecer as melhores práticas das empresas concorrentes e veja o que pode ser melhorado

  5. Elabore a projecção futura do desempenho após as melhorias estabelecidas

  6. Implemente as acções específicas para a adaptação.

  7. No entanto, seja a sua empresa pequena, média ou de grande porte, independentemente do segmento, inicie já o seu processo de benchmarking e tenha resultados fascinantes em 2018

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page