• Valdemar Vieira Dias

Marketing digital e de conteúdo - Conceitos e definições

Atualizado: Ago 12


Marketing digital | Marketing de conteúdo

Em Angola, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, muito confuso. Muitos o associam com a venda de produtos e serviços de qualquer modo, mesmo que as pessoas não tenham interesse sobre estes, mesmos produtos e serviços, e outros acreditam tratar-se de uma forma de fazer com que as pessoas comprem sem que necessitem.


Esta confusão deve-se ao facto de a sua aplicação ter ocorrido num período em que o processo de gestão das empresas estava mais inclinado à produção e geração de lucros e sem qualquer competitividade entre elas.


Afinal que é o Marketing? É fruto de um estudo baseado em várias ciências como a Sociologia, a Psicologia, a Matemática, a Estatística, a Filosofia dentre outras, que tem como objectivo conhecer o comportamento das pessoas e a partir daí satisfazer os desejos e necessidades de cada uma dessas pessoas ou seja torná-las felizes. Segundo Philip Kotler (conhecido como o pai do marketing) o marketing é um processo social na qual as pessoas obtêm aquilo que desejam e necessitam por meio da criação de oferta e troca de produtos e serviços. Ou seja, processo de pesquisa no mercado de informações pelas organizações e oferta destas últimas ao mercado de produtos e serviços de acordo com os desejos e necessidades dos Clientes, tendo como retorno recursos financeiros e Clientes satisfeitos.


Depois deste enquadramento podemos dizer que o marketing digital é o processo acima referido, de acordo com Kotler, aplicado nos meios digitais (internet e tecnologias móveis). Ou seja, é o conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais, para conquistar e fidelizar Clientes, elevando a participação das empresas no mercado.


Consiste, ainda, em planos de acção para divulgar e comercializar produtos e serviços envolvendo o uso de todos os dispositivos conectados à Internet, melhorando a rede de relacionamentos das empresas.


A adaptação destas acções aos meios digitais visam potencializar os efeitos do marketing tradicional, pois a Internet é uma plataforma conveniente, acessível e que oferece oportunidades competitivas para empresas de todas as dimensões.


Deste modo, o marketing digital engloba a prática de promover produtos, serviços ou a própria marca, através da Internet, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente (comunicação directa).


Quando falamos de marketing digital, a estratégia e o conteúdo são as palavras-chave. Na Internet, as empresas se diferenciam não só por seus produtos e serviços, mas também pelo conteúdo que oferecem em seus websites e mídias sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são: fazer com que seus potenciais Clientes conheçam e encontrem a sua empresa, criar confiança do público na sua marca e criar um relacionamento duradouro com os seus Clientes.


As estratégias mais utilizadas são os links patrocinados (anúncios do Google), a otimização de páginas (que coloca o seu website na primeira página dos websites de busca - ranking), o e-mail marketing, as mídias sociais e o marketing de conteúdo (informação relevante para criar confiança e ajudar o usuário/lead(1) na decisão de compra).


O desenvolvimento constante dessas novas tecnologias só amplia ainda mais o potencial das estratégias de marketing digital. É o plano de comunicação ideal para que as empresas ganhem espaço e se tornem referência perante o seu público-alvo/persona(2).


(1) Contacto novo

(2) Representação do Cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada


33 visualizações

Valdemar Vieira Dias

Empreendedor Marketing Digital,

Colunista e Engenheiro Informático.

(+244) 912 059 361 / 934 458 692

eu@valdemarvieiradias.com

Luanda, Angola

  • LinkedIn Clean Grey
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey

Siga-me:

© 2019-2020  By Valdemar Vieira Dias