Valdemar Vieira Dias
O que é Público-alvo e Persona?
Atualizado: 12 de ago. de 2020

No meu artigo – “Marketing digital e de conteúdo - Conceitos e definições” – mencionei dois termos, “Público-alvo” e “Persona”. O primeiro é mais conhecido por nós, ou seja mais “corriqueiro” e o segundo nem por isso. Na verdade conheci e percebi o segundo termo quando comecei a trabalhar com mais aferro no marketing digital e de conteúdo e nas redes sociais.
Deste modo, por achar interessante esta diferenciação entre os dois termos e sendo estes importantíssimos quando se fala de marketing, comunicação e vendas, fundamentalmente, faço a seguinte exposição:
Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem nós vendemos nossos produtos ou serviços.
Já a Persona é a representação do Cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos Clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objectivos, desafios e preocupações.
Para um melhor entendimento, vejamos os exemplos (1) Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitectura, com renda média mensal de AKZ 500.000,00. Pretendem aumentar a sua capacitação profissional e gostam de viagens. (2) Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, angolano, é arquitecto recém-formado e autónomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora de Angola, pois gosta de viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está a pesquisar uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros. Consegue perceber a diferença?
A criação de Personas é vista como um passo fundamental dentro de uma estratégia de marketing digital / tradicional de resultados. Criam-se personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores ensejos de sucesso.
Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos as estratégia se percam e acaba-se por falar português para quem só entende francês. Ou ainda oferecer um produto destinado a um determinado grupo de consumidores A para outro grupo B, dentre outros exemplos.
Assim, podemos concluir que a criação de personas para um determinado negócio é importante pelos seguintes motivos:
Determinar o tipo de conteúdo que precisamos para atingir os nossos objectivos;
Definir o tom e o estilo do conteúdo;
Ajudar a desenhar as nossas estratégias de marketing / comunicação apresentando o público que deve ser focado;
Definir os tópicos sobre os quais devemos escrever;
Entender onde as pessoas procuram pelas nossas informações e como elas querem consumi-las.